Cuidados com a pele seca.

by - setembro 13, 2010

Ia deixar para amanhã mas não consegui rsrs depois da pele oleosa é a vez da pele seca!
A pele seca é causada pela diminuição na produção das glândulas sebáceas devido ao envelhecimento ou mesmo por fatores genéticos ou ambientais. Efeitos comportamentais também podem ser responsáveis pelo aparecimento da pele seca. Por exemplo, excesso de banhos. Isso mesmo, às vezes, higiene demais pode atrapalhar. A pele deve ter uma camada de óleo que a protege contra organismos invasores e a torna impermeável. Banhos excessivos e a esfregação constante provocam a eliminação dessa proteção oleosa. Por mais incrível que possa parecer, esse problema é comum em atletas que ainda estejam estudando, em médicos e outros profissionais que se banhem ou que tenham que lavar as mãos constantemente.
Os fatores ambientais também podem provocar pele seca. A baixa umidade do ar e as condições extremas de frio ou calor podem provocar a evaporação dessa camada e a perda acentuada de líquidos. Daí as pessoas que vivem em desertos e que freqüentam muito ambientes fechados e com ar-condicionado reclamarem muito da pele seca. Paradoxalmente nadadores também podem ter a pele seca devido aos produtos químicos agressivos da água das piscinas.
Alguns cuidados podem evitar que sua pele fique seca: evite os banhos quentes e prolongados, evite tomar vários banhos em um curto espaço de tempo. Se isso for imprescindível por motivos profissionais ou exigências higiênicas de qualquer natureza; evite o uso de sabões fortes e de grande abrasividade, prefira sabonetes suaves ou neutros (sabonetes de bebês são ótimos).
Da mesma forma, analise o ambiente que te cerca: Se o clima do lugar em que vive é muito seco (pode ser frio ou quente); acostume-se a ter um umidificador de ambientes ou espalhe recipientes com água pela casa (ou escritório) ou mesmo toalhas molhadas nos cômodos mais freqüentados. Lembre-se de proteger a pele ao ar livre com protetor solar ou produtos hidratantes. Os hidratantes devem ser usados durante todo o dia. Dê preferência sempre aos que contenham elementos como: glicerina, uréia, ácido piroglutâmico, sorbitol, ácido lático e ácidos hidroxialfa. Fuja de desodorantes que possam irritar a pele; esses produtos ainda causam mais ressecamento e as irritações podem ser incômodas e dolorosas.
Se nada disso resolver o seu problema de pele seca, procure um dermatologista para uma avaliação mais técnica e detalhada. Se aparecerem coceiras incapacitantes, rachaduras que sangram ou a pele ficar constantemente vermelha e irritada; corra para o médico e siga o tratamento à risca. Esses sintomas só se agravarão e acabarão adquirindo cronicidade. Muitas vezes a intervenção do dermatologista e o acatamento do tratamento resultam em solução rápida do problema e uma vida normal dali em diante.
No geral, a pele seca melhora muito com uma lavagem pela manhã com sabão cremoso, uso de hidratante e filtro solar; uma limpeza a tarde com aplicação de mais hidratante e filtro solar e a noite uma nova limpeza e nova hidratação. Fazer uma limpeza de pele a cada noventa dias ajudará muito a renovar as células da pele e a remover qualquer sinal de cravos e espinhas que, por ventura, tenham aparecido.
Alguns produtos para pele seca:
Conforting Cream Cleanser
Demaquilante facial para peles secas e delicadas. Sua fórmula cremosa e suave Rapidamente retira suavemente e uma maquiagem.
Rides Repair da Biotherm, para peles secas, possui em sua fórmula ativos como o extrato puro do Plâncton Termal que ajuda a reforçar a vitalidade da pele auxiliando os mecanismos internos e protegendo contra a ação dos efeitos externos ambientais. Ainda possui agentes combinados, que mantêm a pele hidratada e suave ao toque.

Norwegian Fórmula Hidratante Corporal Intensivo foi especialmente desenvolvido para peles secas e extra-secas, pois hidrata intensivamente, minimizando o aspecto esbranquiçado e a descamação causados pelo ressecamento excessivo.
Clinicamente comprovada, sua fórmula à base de Glicerina retém a hidratação e proporciona efeito imediato e duradouro.
Sua pele fica macia, nutrida e protegida contra o ressecamento. Sem perfume e sem corantes, é ideal para peles sensíveis.

Extremamente práticos, os lenços com ação 3 em 1 limpam, revitalizam e hidratam, removendo as impurezas diárias e retirando a maquiagem à prova d'água com eficácia.
Com uma fórmula especialmente desenvolvida para a pele seca, contém ingredientes naturais como óleos de amêndoa e calêndula, que equilibram naturalmente a hidratação da pele. Protegem do ressecamento e proporcionam hidratação prolongada por pelo menos 5 horas.
Embalagem com 25 lenços úmidos, com fragrância suave e agradável. Não contém álcool, é um produto testado dermatologicamente e oftalmologicamente. 

Texto: www.belezapura.org.
Fotos: Publicação

You May Also Like

3 Comentaram

  1. ola querida, que fofo o seu blog! Obrigada pela visita la no ambiente vistoriado. Tava aqui lendo os seus posts sobre tipo de pele e acho q a minha eh mais pra mista/oleosa. Mas eu sempre uso os lenços umedecidos, principalmente quando esta no verao.
    um beijao

    ResponderExcluir
  2. oi amoree

    ééé verdade
    babados engordam
    mas é só ter cuidado :]

    viu as dicas que eu pus lá :D

    bjo

    Karine
    meuslooksemakes
    nemtaofrageis

    ResponderExcluir
  3. Oii, amei este port, minha pele é seca e eu sei o trabalho que dá cuidar dela...rss
    beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir