Antigas e clássicas marcas de cosméticos - 2 parte

by - dezembro 13, 2010

Uma empresa norte-americana fundada em 1886 por David McConnell com o nome de California Perfume Company. Em 1939 surgiu o nome Avon inspirado por Willian Shakespeare que nasceu na cidade de Straford-Avon, que é cortada pelo Rio Avon. Ele vendia livros de porta em porta, em Nova York, e distribuía frascos de perfume como brinde aos seus clientes. Os perfumes faziam mais sucesso que os livros e o visionário McConnell resolveu mudar de ramo. Abriu a Califórnia Perfume Company e convidou Florence Albee para ser a primeira Revendedora Avon. Otimista com o modelo de venda direta, Ms. Albee convidou outras mulheres.
A Johnson & Johnson nasceu há mais de um século na pequena cidade de New Brunswick, estado de New Jersey. Era o ano de 1886 e os irmãos Robert, James e Edward Johnson montaram uma empresa com instalações modestas e apenas 14 empregados, localizada em uma antiga fábrica de papel de parede as margens do rio Raritan. A idéia era criar a primeira fábrica no mundo a produzir uma compressa cirúrgica asséptica, pronta para o uso, que reduzia a ameaça de infecção. Nesta época, as taxas de mortalidade no período pós-operatório chegavam a 90% em alguns hospitais. E não era por acaso. Algodão comum, recolhido do chão das tecelagens, era utilizado durante as cirurgias. Os médicos muitas vezes vestiam um avental já sujo de sangue para operar um paciente


No Brasil Imperial, a população carioca estava acostumada a consumir produtos importados quando os portugueses José Antônio e João Antônio Coxito Granado, fundaram a Casa Granado e começaram a criar remédios e produtos de toilette, em 1880. Tudo com o aval do imperador Pedro II. Com a República, a casa não perdeu prestígio, recebendo personalidades como Rui Barbosa, José do Patrocínio, Francisco Pereira Passos e Oswaldo Cruz, entre muitos outros. A fórmula do Polvilho Antisséptico foi criada em 1903, por João Bernardo, irmão dos portugueses, e teve fabricação licenciada pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz, que era chefe da Inspetoria Geral de Saúde. A embalagem original era praticamente idêntica à atual, com uma embalagem dourada, enfeitada com ornamentos art nouveau, tendo o símbolo de uma estrela de seis pontas dentro de um círculo, circundado pela palavra Granado. Tudo isso impresso numa lata metálica, comprida e fina. Com a Segunda Guerra, o formato foi conservado, mas a lata foi trocada pelo papelão, permanecendo apenas o metal da tampinha. O Polvilho Antisséptico não só continua sendo fabricado como também foram criadas novas versões refrescantes e esportivas, além do sabonete de glicerina, formulado desde 1915, pela mesma Casa Granado.

Nascido como primeiro produto da empresa de cosméticos Davene, em 1978, a loção logo conquistou os consumidores com a promessa de prolongamento da juventude. Talvez por isso tenha como a mais conhecida representante a atriz Tônia Carrero. Ao longo dos anos, a marca deu origem ao sabonete e creme facial da marca. Revitalizado em 2006, o produto ganhou nova fórmula, mais hidratante, e novas embalagens com três versões, clássico, intenso e suave. 


A BIOTHERM surgiu a partir da descoberta de um incrível ingrediente ativo encontrado nas fontes termais nas profundezas do centro das montanhas francesas de Molitg Les Bains, na região dos Pirinéus: Extrato Puro de Plâncton Termal, uma substância natural que contém os elementos de traços essenciais, sais minerais e vitaminas. Depois de 20 anos de pesquisa, um grupo de cientistas e biólogos franceses, liderados por Jeanine Marissal, patenteou uma exclusiva técnica de produção biológica para destilar este concentrado genuíno de água da fonte em sua forma mais pura e ativa. Foi então que, com o apoio financeiro de sua família, a senhora Jeanine fundou a empresa em 1950 e lançou seu primeiro produto no mercado em 1952 com a marca BIOTHERM, um creme (facial e paras mãos) que continha Extrato Puro de Plâncton Termal, reconhecido pelo espetacular poder sobre o re-equilíbrio da pele, graças à sua perfeita afinidade com as células cutâneas.
Paco Rabanne nasceu no dia 18 de fevereiro de 1934 na cidade espanhola de San Sebastian com o nome verdadeiro de Francisco Rabanneda y Cuervo. Ainda enquanto jovem, a sua família mudou para França, na região da Bretanha, onde esteve exilada a partir do momento em que o ditador Franco tomou o poder na Espanha. Enquanto a mãe se tornou uma colaboradora do conceituado estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, Paco, então com 17 anos, se inscreveu no curso de arte do departamento de Arquitetura da Universidade de Paris, onde se licenciou três anos depois. O espanhol, contudo, optou pela moda e deu os primeiros passos no mundo da alta-costura como produtor de botões, em casas renomadas como Dior, Givenchy, Nina Ricci e Balenciaga. Depois, vieram os bordados, que revolucionavam o que existia na época, com seus desenhos geométricos, sapatos, que desenhou para Charles Jourdan, e gravatas, desenvolvidas para Pierre Cardin.

Fontes:

You May Also Like

2 Comentaram

  1. Adoreeii seu blog! Parabens!

    To seguindoo!!

    Beijooos!

    www.nsmakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber a hístória da Avon... não tinha ideia de como era!
    Ahh... pode deixar que vou tirar muitas fotos da minha viagem pra colocar no blog!!
    beijos!

    http://muambeiradigital.blogspot.com

    ResponderExcluir