O bronze começa pela comida

by - janeiro 24, 2011

Bom dia belinhas tudo bem com voces? Espero que onde voces moram esteja tudo bem e não um caos devido as chuvas, aqui choveu muito e pelo visto vai chover mais.
O texto ficou um pouco grande mas vale a pena ler.
Todas sabemos que uma das melhores coisas de ir para praia e piscina é voltar com aquele bronzeado não é mesmo, claro que só o fato de sair, se divertir e descansar vem primeiro né.
Bom, a melhor maneira de se bronzear começa no prato onde os alimentos dão aquela força para ganhar uma cor bacana comendo alimentos ricos em caroteno, substância que aumenta a formação da tirosina, pigmento que acelera a produção de melanina, responsável pelo bronzeamento da pele.
Mas o que é caroteno? Cenoura, caqui, manga, têm a inconfundível cor, aos nossos olhos, de laranja. Até a cor meio amarelada da gordura têm o mesmo componente químico que a cenoura, porém, essa molécula é, para nós, mais que uma cor, ela age como vitamina. 
A cor laranja é causada por uma substância química chamada CAROTENO:
Nos frutos laranjas, o caroteno ajuda a captar a luz, que a clorofila sozinha não pôde captar.
Ocorrência nos vegetais:
3 clorofilas para 1 caroteno!
A cenoura tem a cor alaranjada por ser uma raiz, que não recebe luz; mas quando exposta à luz do sol, a clorofila logo volta a predominar, tornando-se verde.
Entenda assim:
A gordura de carnes possui um tom amarelado, o qual se deve ao caroteno que o animal ingeriu dos vegetais. Como assim??
O caroteno faz parte de uma função orgânica cujas propriedades faz com que tenha características de óleo e a gordura; e segundo a lei da química: "Semelhante dissolve semelhante", o caroteno se dissolve na gordura animal, e a torna amarelada. Gordura é semelhante a óleo!
No nosso corpo, óleos são emulsionados pela bile, substância do fígado (bile não é enzima!), no intestino.
Quando a bile digere o caroteno, ele é, primeiramente, chamado de pró-vitamina A, e somente com raios solares ela é transformada no retinol, que é a vitamina A, propriamente dita.
A vitamina A é depositada no fígado, na pele e na retina.
No fígado: por ser um importante armazenador da vitamina A, alimentos como óleo de fígado de bacalhau e carne de fígado de peixe e outros animais de corte também são ricos em caroteno.
Na pele: quando vamos à praia e queremos nos bronzear, passamos o óleo "cenoura e bronze", rica em caroteno, que, à luz solar, reage os melanócitos, glândulas produtoras de melanina, pigmentação da pele. Excesso de alimentação à base de cenoura ou outros alimentos com caroteno, e falta de sol, deixa a pele com aspecto amarelado.
Na retina: o caroteno desempenha importante papel na visão, participando da formação da rodopsina, substância que absorve a luz na retina.
A falta de vitamina A (avitaminose) implica em cegueira noturna, e outros problemas oftálmicos, e diminui a resistência do corpo às infecções.
Então, meninas na hora das refeições, e mesmo quando bater aquela fominha fora de hora, opte por alimentos com grande concentração de caroteno. Os amarelos, como a cenoura, a manga, o mamão, a laranja e a abóbora, são os campeões, mas as frutas e legumes vermelhos, como beterraba, acerola e tomate, também possuem generosas doses dessa substância.
Folhas verdes escuras, como couve, agrião, rúcula e espinafre, também devem fazer parte da dieta.
Para conseguir o efeito esperado, prefira os alimentos crús e consuma-os em grandes quantidades - três cenouras ou um mamão papaia diariamente - durante a exposição solar e cerca de um mês antes de iniciar seu bronzeamento. É que, assim como o sol, o caroteno tem efeito cumulativo.
Uma boa dica para avaliar se a ingestão dos alimentos coloridos está sendo suficiente é verificar se as palmas das mãos estão levemente amareladas, um dos sinais da carotenemia.
Além da comida, você pode tomar cápsulas de 50 a 200mg de betacaroteno receitadas pelo seu médico. E, para manter a saúde da pele, inclua ainda no cardápio alimentos ricos em vitamina A, E e especialmente C (acerola, limão, kiwi, laranja), que ajudam a proteger as células da ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
Espero ter ajuda belinhas.

You May Also Like

1 Comentaram