Como utilizar a poltrona decorativa em diferentes ambientes

by - junho 25, 2018

Muito além de serem objetos úteis, os diferentes modelos de poltrona são extremamente importantes na decoração, ajudando a incrementar e deixar salas, quartos e outros cômodos muito mais bonitos e confortáveis. 

Entretanto, além de promoverem um maior conforto, as poltronas decorativas ainda ajudam a deixar um ambiente muito mais sociável, aumentando a disposição de lugares para visitas, além de destacar o estilo decorativo escolhido. 
Por isso, quando você for escolher a melhor poltrona para a decoração de casa, é preciso prestar a atenção em alguns detalhes, como considerar o seu espaço, os móveis já utilizados no ambiente e também o conforto. 
Pensando nisso, o blog separou algumas dicas para você escolher o estilo de poltronas para sala, quarto, home Office ou qualquer outro ambiente que você queira decorar. 

Detalhes para considerar na hora de escolher as poltronas decorativas 

Práticas, coloridas e altamente funcionais, as poltronas modernas são consideradas, hoje em dia, elemento fundamental na hora de compor um ambiente, principalmente em locais como a sala de estar. 
Até por isso, nem sempre vai ser muito fácil encontrar um modelo ideal para combinar com o ambiente. Confira então algumas dicas que podem ser extremamente importantes na hora de começar a escolha das poltronas decorativas. 
O tamanho 
Antes de optar por um ou outro modelo, é necessário que você saiba exatamente o espaço que você possui disponível para a poltrona escolhida. Se você já possui uma sala de estar montada, com outros tipos de móveis, como sofá, rack, mesa de centro e outros objetos decorativos, lembre-se de medir o local onde você colocará a poltrona antes da compra. 
Além disso, inclua pelo menos 70 centímetros para não obstruir a circulação. Os modelos de poltrona devem ser proporcionais a diferentes objetos de decoração, para que não fique um visual desarmônico no cômodo. 
No caso de você ter uma sala de estar pequena, não se preocupe, também é possível se utilizar das poltronas decorativas. Nesse caso, faça a opção por modelos menores e mais “sequinhos”, sendo melhor escolher os modelos giratórios, já que são versáteis e ocupam menos espaço. 

Seja para salas grandes ou pequenas, a grande busca para manter o espaço suficiente para a circulação é sempre válida. Se você ama poltronas estampadas decorativas, mas sua sala é diminuta, tente escolher um estilo de sofá um pouco menor também. 

Evite também deixar sua sala poluída com outros móveis ou itens decorativos, como conjunto de poltronas, sofás muito grandes, tipos de mesas de centro, mesas laterais e outros produtos. 
O conforto 
Se, assim como a maioria das casas, sua sala de estar também é uma sala de TV, é extremamente importante que os estofados sejam muito confortáveis e favoreçam o passar de horas sentado neles. 
Por isso, da mesma forma que o sofá e as banquetas de cozinha, qualquer um dos modelos de poltrona também precisa ser extremamente confortável. Neste caso, é indicado que os objetos de decoração possuam uma densidade de espuma no assento que varie entre 23 e 28g/cm³. 

Além disso, é preciso também considerar o formato da poltrona, o tamanho do encosto, a localização dos braços e muitos outros itens. Afinal, eles também são importantes para manter o corpo relaxado corretamente. 
O Estilo 
É possível encontrar estilos de poltronas decorativas bem diferentes entre si: vintage, retro, moderno, clássico, anos 50, poltrona do papai, poltrona para amamentação e muitos outros. Por isso, é muito importante que você saiba escolher bem qual o melhor estilo para deixar as casas decoradas corretamente. 
Sempre lembrando que não é necessário que todos os móveis do ambiente sigam o mesmo estilo. Afinal, a decoração moderna permite que sejam feitas combinações e contrastes com estilos e épocas totalmente diferentes. 
Entretanto, é sempre necessário que seja feita uma busca por uma unidade na decoração. Para isso, vale à pena investir em objetos decorativos capazes de fazer essa junção, como tapetes, cortinas e almofadas, já que, dependendo da cor e do estilo, podem ser fundamentais para essa função. 
Além disso, fazer a busca por pequenas junções entre diferentes móveis, como sofás e poltronas, de estilos diferentes podem ajudar a dar uma sensação de unidade entre eles. 
No caso de escolher poltronas modernas de pés palito, por exemplo, que eles sejam da mesma tonalidade da madeira utilizada no detalhe do rack. Se for uma poltrona decorativa mais clássica, pode apostar em escolher uma que tenha relação com a moldura dos quadros de uma parede determinada. 
As cores e estampas 

Assim como a categoria anterior, um ponto importante de se utilizar a poltrona decorativa é brincar com cores, estampas e texturas. Essa é uma característica essencial para deixar qualquer decoração mais charmosa e atrativa. 
É claro que você não precisa se utilizar dos modelos de poltrona exatamente da cor ou da tonalidade do seu sofá. Nem da mesma textura. O legal é fazer justamente o contrário e utilizar as poltronas como ponto de contraste no cômodo. 
Desse jeito, caso a maior parte da decoração seja em tons neutros, claros ou escuros, é possível contar com que as poltronas de sala coloridas se destaquem no ambiente. Para fazer a ponte, basta utilizar algumas almofadas em tons semelhantes ao das poltronas, por exemplo. Se o problema for ao contrário, móveis muito coloridos, aposte em usar poltronas mais neutras. 

É possível também fazer brincadeiras com estampas e texturas, pois nada impede que o seu sofá seja feito em tecido e sua poltrona reclinável de couro, por exemplo. 
Outra tática possível é também se utilizar de um sofá colorido junto a poltronas decorativas coloridas. Esse tipo de decoração é chamado também de “color block”, estando em alta nos últimos tempos. Apenas tome cuidado na hora de escolher as cores, justamente para que elas sejam complementares, passando a ideia de união que foi falada aqui.

You May Also Like

0 Comentaram