Como fazer um TCC perfeito dentro do prazo de entrega seguindo as normas ABNT

Tempo de leitura:
em agosto 15, 2018

Comente aqui
O TCC é o trabalho mais importante da vida acadêmica dos alunos, ele é item obrigatório para que os estudantes consigam o sonhado diploma, é a forma de mostrar aos professores que o conteúdo estudado ao longo do curso foi assimilado. Existem monografias, criação de conteúdo, estudos de caso ou pesquisas. 

O sonho de tirar a nota máxima no TCC pode parecer distante, mas na verdade não é tão difícil de ser alcançado. Por isso hoje, você verá quatro dicas simples para criar um TCC perfeito, que consiga tirar nota 10 e que vire motivo de orgulho para você. Veja com atenção e siga esses conselhos para arrasar na hora de produzir o seu trabalho.

Como fazer um TCC perfeito dentro do prazo de entrega seguindo as normas ABNT

Como fazer um TCC perfeito dentro do prazo de entrega seguindo as normas ABNT

Dica 1 – Escolha um tema do seu interesse 
Fazer TCC é cansativo, você passará muito tempo em uma relação íntima com ele. Não pense duas vezes em escolher um tema do seu interesse. Se já é difícil perder noites em claro e escrever dezenas de página sobre algo que você goste, imagine fazer isso sendo forçado a estudar e pesquisar assuntos que não lhe interessem. 

Dica 2 – Cuidado com os trabalhos em grupo 
Muitos estudantes preferem fazer o TCC em grupo com os amigos, pois na teoria cada membro teria menos trabalho. Na prática isso pode ser bem diferente. Tenha cuidado para que uma pessoa não fique sobrecarregada, enquanto os outros não fazem nada, isso é mais comum do que você pensa. 

Ao decidir realizar o trabalho em grupo, o ideal é que cada membro tenha uma parcela igual na elaboração. Dessa forma, haverá equilíbrio, ninguém ficará sobrecarregado e o trabalho irá fluir da melhor forma possível. Se você perceber que alguma pessoa do seu grupo está atrapalhando o andamento do TCC, converse com ele e se necessário, até exclua esse membro do grupo. 

Dica 3 – Procure sempre adiantar seu TCC, imprevistos acontecem 
Faça o máximo para acabar o seu TCC com antecedência. Muitos estudantes deixam para o último dia, e acredite, imprevistos podem acontecer. Impressoras quebradas, pen drives perdidos, arquivos corrompidos. Então quanto antes concluir o trabalho, menor a chance de sofrer com algum problema de última hora. 

Dica 4 – Esteja preparado para a apresentação 
A última dica, é se preparar para a apresentação. Essa parte do TCC é uma parte importante do trabalho, que carrega boa porcentagem da sua nota. Por isso, caso você seja uma pessoa tímida, treine sua apresentação, procure se acostumar com a presença de pessoas assistindo, cronometre a apresentação para não ficar tão longa ou curta. 

Dica 5 – Fique atenta às normas ABNT 
Essa talvez seja a parte mais complicada para alguns alunos. Não devido a sua complexidade, mas devido ao fato de deixarem sempre para a última hora. Todo trabalho de TCC precisa seguir as normas estabelecidas pela ABNT (lista completa). Para saber quais são as normas adotadas pela sua faculdade, consulte seu professor com antecedência. 

Algo muitíssimo importante que poucas pessoas fazem é buscar entender o básico sobre as normas antes mesmo de começar o seu trabalho. Isso por que, sabendo o básico de uma estrutura ABNT você já pode ir elaborando seu trabalho de uma forma que seja mais fácil formatar ao finalizar o trabalho. 

Por exemplo, sabendo como se realiza uma citação direta da forma correta, você já irá separar as informações necessárias para que, ao finalizar suas referências finais na bibliografia, tudo esteja separadinho. Menos dor de cabeça! 

0 Comentaram :

Postar um comentário

TOPO

Instagram